Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Dieta Pura.

PRÁTICAS COMUNS NO VERÃO: mitos ou verdades?

 PRÁTICAS COMUNS NO VERÃO: mitos ou verdades?

O Verão é uma estação do ano que exige cuidados com a pele. O período de férias que nos permite passar mais tempo ao ar livre e consequentemente uma maior exposição solar exigem mais cuidados com o nosso corpo para que este se adapte as novas condições.

 

Durante esta época há quem inclua na alimentação mais cenoura, beterraba, tomate, entre outros alimentos ou práticas nutricionais a fim de nutrir e hidratar melhor o corpo, nomeadamente a pele. Mas será que estas práticas são mitos?! Veja as respostas a algumas questões frequentes.

 

- Comer cenoura bem como frutas e legumes de cor laranja ajudam no bronzeado?

Verdade! A cenoura bem como a laranja, a abóbora, o mamão e a beterraba são exemplos de alimentos ricos em betacaroteno que é o pigmento que lhes confere a cor laranja. No organismo esse nutriente transforma-se em vitamina A, a responsável pela produção de melanina, o pigmento de coloração da pele. Desta forma a cenoura e alimentos com betacarotenos contribuem para uma tonalidade mais dourada/alaranjada da pele, dando o aspeto de pele bronzeada.

 

- Apanhar sol produz vitamina D?

Mito! O sol é fundamental, para uma absorção de vitamina D no organismo, através da pele. Porém, é um mito dizer que absorvemos vitamina D apanhando sol na praia e cobertos de protetor solar. Para produzir vitamina D suficiente, é preciso garantir uma exposição ao sol de cerca de 15 minutos ao dia, sem passar protetor solar.

 

- Água e sumos naturais mantêm a pele hidratada no verão?

Verdade! Uma hidratação adequada é necessária não só no verão, mas durante o ano inteiro. Neste período específico, Verão, este cuidado deve ser redobrado uma vez que há maior transpiração. Esta reposição de líquidos deve ser feita pelo consumo de água ou alimentos ricos em água (frutas, legumes).

 

- Bebidas alcoólicas também hidratam?

Mito! Ingerir uma boa quantidade de líquidos no período de verão é fundamental, mas esta hidratação não deve incluir bebidas alcoólicas. O álcool aumenta a desidratação, pois inibe a ação da hormona antidiurética, que regula a água no nosso corpo.

 

- É seguro ingerir bebidas com gelo?

Mito! O gelo pode ter sido feito com água imprópria, pelo que deve ser evitado. A diarreia do viajante e uma das doenças que mais afeta os turistas devido a ingestão de agua ou alimentos contaminados. A prevenção e fundamental. Em caso de dúvida, beba apenas água engarrafada ou fervida.

 

Ter uma alimentação saudável e equilibrada é o mais importante. Por isso não deixe que estes mitos estraguem esse objetivo!