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Água, a essência da vida!

Água, a essência da vida!

A água é essencial para toda a existência, pois a sua falta inviabiliza a vida, sendo esta o principal constituinte do corpo humano.

 

Funções no organismo:

A água é um componente estrutural das células, quando estas perdem água, consequentemente perdem forma e a sua função. Na água ocorrem todas as reações químicas do organismo, sendo um meio de transporte de nutrientes e substâncias.

A água facilita a absorção de vitaminas e de sais minerais. Participa em reacções metabólicas bem como elimina as toxinas, através da urina. Além disso é essencial para os processos fisiológicos de digestão e absorção. A água tem ainda a função da manutenção da temperatura corporal.

 

Água corporal total:

O nosso corpo é constituído por aproximadamente 60-75% de água. A proporção de água no organismo humano varia nas diferentes faixas etárias verificando-se uma diminuição à medida que a idade avança.

 

Desidratação:

A desidratação ocorre quando o corpo humano perde mais água do que repõe, não havendo água suficiente para realizar as funções normais.

Quando se manifestam sinais clínicos como, diminuição da elasticidade da pele, urina com cor e odor intensos, mucosa oral seca, redução da produção de suor, alterações do estado de consciência, bem como mudanças em alguns parâmetros bioquímicos, estamos presente uma desidratação.

A desidratação poderá ter diversas consequências, aumentando a morbilidade e a mortalidade entre as pessoas.

 

Recomendações de ingestão hídrica:

As recomendações do consumo de água, para adultos são de 1,5 a 2 litros, variando com o peso de cada pessoa e factores externos. Recomenda-se um aumento da ingestão de água nos seguintes casos: exercício físico intenso, situações de doença com febre, vómitos e/ou diarreias, temperatura ambiente elevada.

 

Estratégia para beber mais água:

Existem alimentos ricos em água e outras bebidas como águas com sabor e sumos de fruta que podem contribuir para o volume total de líquidos, mas a água na sua forma natural deve ser eleita como fonte de hidratação.

 

Para que não seja um sacrifício o consumo de água no dia-a-dia seguem algumas sugestões:

- Água aromatizada, de forma natural, com fruta – adicionar pedaços de fruta da época consoante o seu gosto (limão, laranja, morangos), de hortícolas (pepino, cenoura) ou especiarias e ervas aromáticas (canela, hortelã);

- Beber um chá/infusão (sem adição de açúcar) – poderá optar por um chá tradicional (camomila, verde, erva príncipe, tília) ou infusão com aroma frutado (frutos vermelhos, maçã e canela, menta);

- Ingestão de gelatina (sem adição de açúcar) – para além de se tornar uma refeição intermédia saudável, tem presente uma boa quantidade de água;

- Consumo de fruta e legumes com maior teor em água – frutas ricas em água (melancia, laranja, ananás/abacaxi) e legumes ricos em água (alface, abobora, pepino);

- Ingestão de sopa rica em legumes – ao consumir sopa de legumes, para além de ter uma refeição principal equilibrada, acaba por ter uma grande quantidade água.

 

Não se esqueça, a quantidade de água que ingerimos no dia-a-dia está diretamente ligada a um estilo de vida saudável.

 

Seja mais saudável com as sugestões da DietaPura.