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Cuida de ti porque és única!

Cuida de ti porque és única!

Em média, as mulheres vivem, cinco anos a mais do que os homens, mas têm maior propensão para doenças ao longo da vida.

 

Os diferentes géneros, nas diversas etapas de vida, têm necessidades nutricionais diferentes. Biologicamente, as mulheres também têm necessidades específicas. Alimentar-se adequadamente é uma forma de cuidar da sua saúde. 

 

Conheça as necessidades nutricionais em cada fase da vida da mulher:

 

Até os 30 anos:

O metabolismo da mulher, até aos 30 anos, está mais acelerado e é mais fácil perder peso, já que o organismo responde facilmente às mudanças nos hábitos alimentares. Mas isso não significa que é permitido descuidar da alimentação. Para se manter saudável é preciso uma alimentação rica em legumes e fibra, diminuindo a quantidade de sal e açúcar. Não sendo necessário a eliminação total de “guloseimas”.

 

Gravidez:

Durante a gravidez, a mulher necessita de ingerir mais calorias, a partir do segundo trimestre. Este aumento deve vir de alimentos ricos em ácido fólico (espinafre, feijão branco, frutos secos) cálcio (brócolos, leite, iogurte) ferro (fígado, carne de vitela, gema de ovo, leguminosas) e proteína (lacticínios, carne/peixe/ovos, leguminosas, frutos secos), para um bom desenvolvimento do bebé, bem como uma boa saúde da grávida.

 

Amamentação:

Uma perda de peso após o parto, nem sempre é tarefa fácil para uma mulher. A amamentação poderá ajudar nesta perda de peso, pois o corpo gasta mais calorias durante esta fase. Neste período o aumento da ingestão de líquidos e uma alimentação equilibrada são fundamentais para a produção de leite materno e uma redução do peso da mulher. Alimentos ricos em fibra (frutas, legumes), proteína (carnes brancas, ovo, lacticínios), vitaminas e minerais e baixo teor de gordura são a estratégia para regular o apetite e diminuir o peso.

 

Menopausa:

Na menopausa, o corpo da mulher tem uma predisposição para aumentar o peso, colesterol, hipertensão, osteoporose, entre outros problemas de saúde, devido à alteração hormonal que está a ser vivida.

Nesta etapa deve haver uma diminuição das calorias ingeridas no dia a dia. Além da alteração hormonal, o metabolismo fica mais lento com o aumentar da idade. Para contrariar este aumento, a prática de exercício físico, aumento do consumo de água, bem como uma alimentação saudável são fundamentais para ajudar na gestão do peso.

A suplementação com vitamina D, isoflavonas de soja e ómegas, ajudam a atenuar os sintomas da menopausa, evitando perda mineral óssea.

 

Aconselhamos todas as mulheres que se preocupam com a saúde, a cuidar da alimentação, praticar exercício físico e principalmente que se sintam bem e felizes!

 

A Dieta Pura deseja a todas as Mulheres, um Feliz Dia da Mulher!