Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Dieta Pura.

O SEGREDO PARA PERDER PESO

O SEGREDO PARA PERDER PESO

“O excesso de peso e a obesidade não param de aumentar em Portugal. Se nada for feito, entre 2020 e 2050, a epidemia vai roubar 2,2 anos de esperança média de vida aos portugueses”. (The Heavy Burden of Obesity: The Economics of Prevention)

 

A obesidade tem um enorme impacto na saúde, estando associada a múltiplas patologias, como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, síndrome metabólica, apneia do sono, entre muitas outras patologias ou alterações no organismo.

Hoje falamos-lhe do segredo para a perda de peso, para que possa prevenir o aparecimento das mais diversas doenças. E o segredo não é nada mais do que o DÉFICE CALÓRICO!

 

O nosso balanço energético depende diariamente das calorias que consumimos e despendemos. Este balanço pode variar entre excedente, equilíbrio e défice. E o que é necessário à perda de peso é o défice. Para tal é necessário que o consumo de calorias seja menor do que aquelas que gastamos no nosso dia-a-dia. Para isso é necessário:

 

- Diminuir o consumo calórico (ingerir menos calorias através da alimentação);

- Aumentar o gasto calórico (praticando exercício físico);

- Combinar as duas opções anteriores (alimentação saudável e prática de exercício físico).

 

Independentemente da escolha que faça (dieta e/ou exercício físico), esta deve ser sempre adequada a si de modo a que consiga cumprir e atingir desse modo a perda de peso.

 

Quando falamos em perda de peso o segredo é apenas o défice calórico, ainda assim esta perda de peso deve ser gradual, saudável e sustentável ao longo do tempo. Para tal temos de olhar a outros aspetos importantes:

- Nutrir adequadamente o corpo (escolha de alimentos);

- Controlar o apetite (através de técnicas de relaxamento e opções de refeições);

- Manutenção da massa muscular e saúde (fazer dieta equilibrada com acompanhamento de um nutricionista).

 

Embora o conceito de défice calórico pareça simples de colocar em prática, existem mecanismos compensatórios do nosso organismo que podem impedir o objetivo. Para tal, a solução para a perda de peso passa por acompanhamento nutricional por um profissional, onde o défice calórico é ajustado às suas necessidades diárias.

 

Cuide da sua alimentação para, deste modo, viver mais anos e com mais qualidade de vida!