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O QUE COMER APÓS O TREINO?

O QUE COMER APÓS O TREINO?

Para que se chegue a uma harmonia entre nutrição e exercício físico, não basta comer qualquer alimento, é necessário que haja um equilíbrio entre a alimentação e vários outros fatores.

 

Assim, a alimentação deve ser adequada ao tipo de desporto, duração/intensidade do treino/prova, género, idade, estado nutricional, entre outros fatores, a considerar individualmente com o desportista, seja ele de alto rendimento ou “amador”.

 

O período pós-treino é considerado essencial para uma boa recuperação muscular e reposição de energia e nutrientes. É com esta refeição que reparamos micro-lesões provocadas no tecido muscular pelo treino; repomos as reservas de glicogénio, fluidos e eletrólitos e restabelecemos o equilíbrio do organismo de modo a promover uma boa recuperação e diminuir a sensação de dor e cansaço.

 

A refeição após o treino deve ser feita imediatamente a seguir ao treino (primeiros 30 minutos a 1 hora), pois o nosso organismo está mais recetivo, deste modo a absorção está facilitada. Além disso deve ser composta por os seguintes nutrientes:

- Proteína: aumento ou manutenção da massa muscular;

- Hidratos de carbono com alto índice glicémico: reposição de glicogénio muscular;

- Omega 3: auxilia na diminuição da inflamação;

- Antioxidantes: bloquear e neutralizar a ação de radicais livres

 

Todos estes nutrientes podem ser obtidos através da alimentação, ainda assim poderá ser necessária a toma de suplementos - BCAA’s, Omega 3, ZMA, por não se conseguir atingir as necessidades nutricionais totais do desportista.

 

Suplementos pós-treino, como Post Workout Xtra da Forzalab, são uma forma mais fácil de se atingir as necessidades de cada um dos nutrientes. Há várias opções de suplementos, pelo que as escolhas devem recair sobre a necessidade de cada desportista, garantindo assim a nutrição adequada.

 

Siga as dicas Forzalab e atinja os resultados de um verdadeiro desportista.