Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Dieta Pura.

O LANCHE PERFEITO DE QUEM TREINA

O LANCHE PERFEITO DE QUEM TREINA

Uma alimentação equilibrada e um treino adequado, devem andar “de mãos dadas” uma vez que alguns alimentos podem ser considerados uma ferramenta útil para “prolongar” o treino.

 

Para garantir uma boa performance e máxima energia a cada treino, é necessário que os lanches antes ou depois do treino, sejam ricos em alimentos nutritivos. Os alimentos ideais para cada desportista vão depender de muitos fatores, tais como: objetivo, modalidade, duração de treino/prova, idade e género do atleta, entre outros.

 

Antes do treino, cerca de 1h a 2h30 é fundamental fornecer energia ao organismo com alimentos que possam evitar o catabolismo induzido pelo treino. Esta refeição deve ser rica em hidratos de carbono e alguma proteína. Para evitar refluxo ou desconforto gastrointestinal devem ser evitados alimentos líquidos.

Exemplo de lanche pré-treino: 2 Fatias de pão de mistura com 2 fatias de salmão fumado e 1 Punhado de frutos secos.

 

Depois do treino, as necessidades são diferentes. Nesta fase é essencial ingerir alimentos que possam auxiliar na recuperação muscular, como: hidratos de carbono de elevado índice glicémico, proteína e antioxidantes. É importante que esta refeição seja feita no máximo até 30 minutos após o treino para uma melhor absorção e transporte de nutrientes às células.

Exemplo de lanche pós-treino: 1 Iogurte tipo skyr com 1 punhado de frutos vermelhos + ½ Banana polvilhado com cacau.

 

Quando não há a possibilidade de fazer refeições antes ou após o treino com alimentos convencionais ou as exigências do treino requeiram quantidades exageradas de um tipo de alimento para garantir algum nutriente específico, deve ser ponderado o uso de suplementos.

Existem fórmulas que combinam os nutrientes essenciais para um pré-treino (Pre-Workout Xtra da Forzalab) ou pós-treino (Post-Workout Xtra) para que estes snacks sejam rápidos e práticos.

Em alternativa podem ser usadas fórmulas com um nutriente isolado ou um conjunto mais específico de nutrientes de forma a otimizar resultados e objetivos. Exemplo de suplementos pré e pós-treino Forzalab: Iso Whey Power; Gainer Mass; BCAA 8:1:1 Max; Carnitine 3000, entre outros.

 

O mais importante é conhecer as reações do seu corpo a cada alimento de modo a poder adotar uma alimentação equilibrada e obter desta o melhor rendimento.

 

Siga as dicas Forzalab e torne-se um verdadeiro atleta!