Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Dieta Pura.

O CAFÉ NA SUA SAÚDE

O CAFÉ NA SUA SAÚDE

O café é uma das bebidas preferidas da maioria da população, tanto em Portugal, como no resto do mundo. Pode ser consumido de diversas formas (junção de chicória, chantilly, chocolate, canela, gelo), dependendo das culturas de cada país.

 

A planta do café é originária da Etiópia. É em 575 d.C. que passa a ser cultivada pelos árabes, com o objetivo de a utilizarem na preparação de uma bebida. As plantas de café mais consumidas são a Coffea Arábica e Coffea robusta. A Arábica contém uma quantidade mínima de cafeína, mas apresenta um aroma intenso. Já a Robusta, é caracterizada por um teor de cafeína mais elevado e um sabor forte.

 

As cápsulas de café são, nos dias de hoje, a revolução que tornou esta bebida mais original e com sabores exóticos, apreciado por quase toda a gente. Nutricionalmente um café sem açúcar contem cerca de 4 Kcal, 75-100mg de cafeína, potássio, fósforo e magnésio e, além disso, é rico em antioxidante e polifenóis.

 

A cafeína presente no café estimula o sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta e níveis de energia, diminuindo a sensação de cansaço. Além disso, apresenta uma ação diurética, dilata as vias respiratórias e aumenta ligeiramente a tensão arterial.

 

O consumo de 2 a 3 chávenas de café por dia não apresenta risco para a saúde, aliás, alguns estudos referem que apresenta efeito protetor em algumas doenças (cardiovascular, diabetes, Alzheimer, Parkinson). Ainda assim o consumo de cafeína pode criar habituação, bem como outros efeitos adversos, como ansiedade, taquicardia, insónia e irritabilidade. Caso não possa beber café por razões de saúde, existem alternativas que pode experimentar como cereais (cevada/chicória) e maca.

 

Já sabe, beber café de forma regular, desde que na dose certa, pode beneficiar a sua saúde.

 

Siga os conselhos Dieta Pura e pratique um estilo de vida mais saudável!

 

Feliz Dia Mundial do Café!