Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Dieta Pura.

INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES OU MODAS?

INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES OU MODAS?

A alimentação faz parte da nossa vida desde que nascemos, dessa forma é importante conhecer todos os sintomas associados às intolerâncias alimentares de forma a ter uma boa qualidade de vida.

As intolerâncias alimentares são caraterizadas por uma reação exacerbada do nosso organismo a um determinado alimento, normalmente associada à má digestão ou transformação desse alimento no organismo. Já no caso de alergia alimentar há uma reação do sistema imunitário contra um elemento considerado agressor.

A intolerância à lactose e ao glúten são das que mais se conhecem, caracterizando-se por uma deficiência de uma enzima responsável pela degradação destes nutrientes. As principais reações existentes nas intolerâncias alimentares são:

- Flatulência;

- Distensão e dor abdominal;

- Cefaleias;

- Cólon irritável;

- Fadiga e mal-estar.

 

Certamente já ouviu falar em intolerâncias alimentares ou conhece alguém que padeça desta situação. Mas, em boa verdade, será que todas as pessoas que restringem determinados alimentos são verdadeiramente intolerantes ou serão as “modas” que definem essas intolerâncias alimentares?

Sempre que se desconfia de uma intolerância alimentar deve comprovar com um especialista, retirando ou evitando os alimentos para a qual o teste foi positivo. Sendo que aquilo que acontece no dia a dia é que a maior parte da população elimina ou evita alimentos na sua alimentação, como é o caso do leite e pão, sem terem qualquer tipo de intolerância a esses alimentos.

Muitos especialistas, gastroenterologistas e nutricionistas, garantem que o abuso de fármacos bem como alimentos processados levam a alterações a nível do trato gastrointestinal que produzem reações idênticas às de uma intolerância alimentar. Por outro, vivemos num mundo digital, levando a que os media ou influencers, também induzam ao aumento de “falsos casos” de intolerâncias alimentares.

 

Resumidamente podemos afirmar que sim existem intolerâncias alimentares, mas antes de eliminar qualquer alimento procure ajuda junto de um profissional e não siga apenas opiniões de outras pessoas.