Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Dieta Pura.

DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM CONVÍVIO

DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM CONVÍVIO

Nesta altura do ano, como os dias são mais longos e há muitos familiares e amigos de férias, é comum haver convites para festas, almoços, jantares ou convívios de fim de tarde.

 

Quando o desafio é receber a família ou amigos em casa, há a preocupação de não se conseguir oferecer uma refeição saudável e apelativa. Por outro lado, quando não é em nossas casas é frequente encontrarmos alguns alimentos mais calóricos nestas refeições.

 

Apesar das situações que possam surgir, não podemos deixar de conviver. É necessário ter estratégias para fazer escolhas que nos permitam estar com a família ou entre amigos sem estar constantemente a sermos forçados a controlar a nossa alimentação. É óbvio que é muito mais fácil controlar o menu quando esses convívios são em nossa casa, mas também pode oferecer-se para levar uma entrada saudável, uma salada ou legumes para o almoço ou jantar ou uma sobremesa light.

 

Para que usufrua dos convívios sem por de lado a dieta, siga as nossas sugestões:

 

- Quando é feito em nossa casa:

 

1. Opte por entradas saborosas, mas ao mesmo tempo saudáveis (Ex: Salada de abacate, queijo fresco, pimento, rúcula e frutos secos; Palitos de cenoura com húmus; Espetadas de queijo mozarela com tomate cherry; Cogumelos salteados com ovos mexidos)

2. Após as entradas ofereça uma sopa ou creme de legumes, para enriquecer nutricionalmente a refeição principal;

3. Para prato principal privilegie os grelhados, estufados e assados, deixando de lado os fritos ou pratos cheios de gordura.

4. Ofereça sempre saladas ou legumes temperados com um pouco de azeite e vinagre e deixe de lado os molhos de mostarda ou o ketchup.

5. Preferencialmente, a sobremesa deveria ser seria fruta fresca, cozida ou assada, ou mesmo uma salada de fruta. No entanto, se quiser mesmo algo mais doce, opte por algo que não contenha natas ou leite condensado.

 

- Quando somos convidados:

 

1. Antes de sair de casa faça um lanche extra ou coma um prato de sopa, para que chegue ao convívio com menos apetite;

2. Das opções de entradas disponíveis selecione a que lhe tenha menos gordura e anda assim controle as quantidades;

3. Ofereça uma entrada ou sobremesa saudável para que possa ter pelo menos uma escolha do seu conceito de dieta;

4. Se possível ajude a planear a ementa, dando sugestão saudáveis;

5. Quando a refeição principal é uma “bomba calórica” opte por reduzir as quantidades que vai ingerir.

 

Com as dicas Dieta Pura esperamos ajudar ao seu progresso na perda de peso ou a que mantenha o seu estilo de vida saudável. É importante que depois destes excessos alimentares volte aos seus hábitos alimentares saudáveis.