Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Dieta Pura.

DICAS PARA UM DIA-A-DIA MAIS SAUDÁVEL

DICAS PARA UM DIA-A-DIA MAIS SAUDÁVEL

Hoje comemora-se o DIA MUNDIAL DA SAÚDE e numa fase em que estamos mais tempo em casa, vimos falar-lhe de como a alimentação saudável é fundamental para o bem-estar físico e mental.

 

Entende-se que alimentação saudável consiste numa dieta composta por proteínas, hidratos de carbono, lípidos, fibras, vitaminas e minerais. Para tal, necessitamos de um alimentação variada e que ofereça todo o tipo de alimentos, sem abusos nem restrições.

 

Sendo assim, e para que consiga suprir as suas necessidades nutricionais, é necessário uma combinação de vários alimentos, pois alguns nutrientes estão mais concentrados num determinado grupo de alimentos do que noutros. Além disso, é importante salientar que as necessidades ao longo da vida se modificam e sofrem alterações, dependendo da idade, estilo de vida, metabolismo, entre outros fatores.

 

Uma ingestão de alimentos como fruta, vegetais, gorduras “boas”, proteínas magras e hidratos de carbono complexos, permitem a manutenção equilibrada do funcionamento do corpo humano. Estas reduzem a possibilidade do aparecimento de doenças e combatem outras já instaladas no organismo, através do fornecimento de nutrientes essenciais.

 

Para tornar o seu dia-a-dia mais fácil, nesta fase difícil, tenha em conta as seguintes dicas:

 

- Compre apenas alimentos essenciais e com valor nutricional adequado às suas necessidades, evitando produtos açucarados, “empacotados” ou ricos em gorduras;

- Elabore receitas equilibradas, diminuindo, desta forma, a procura de refeições prontas e snacks embalados;

- Procure nutrir e reforçar a sua imunidade, escolhendo alimentos ricos em Vitaminas C e E, Selénio, Zinco, Probióticos, Ácido fólico e Ómega 3, pois estes favorecem a produção de células de defesa de uma forma eficiente;

- Mantenha-se ativo em casa, tanto fisicamente como mentalmente;

- Não descure a hidratação, ingira bastante água, chá e infusões.

 

Para poder adequar as suas necessidades atuais e possíveis ajustes ao seu plano nutricional, temos disponível aconselhamento à distância com o (a) seu (ua) habitual nutricionista. Contacte-o (a) e mantenha a sua saúde em forma.