Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Dieta Pura.

COMO EVITAR O USO DE ANTIBIÓTICOS?

COMO EVITAR O USO DE ANTIBIÓTICOS?

Desde a descoberta dos antibióticos, que estes servem de base a muitos tratamentos na medicina moderna. O seu uso excessivo e indevido tem vindo a provocar uma resistência a antibióticos, ameaçando a capacidade de combater doenças infeciosas e a apoiar procedimentos médicos.

 

O Dia Europeu do Antibiótico, que se comemora hoje, tem como objetivo, aumentar a consciencialização global sobre a resistência a antibióticos, encorajando a melhores práticas entre a população e profissionais de saúde.

 

Para combater infeções há pequenos gestos no dia-a-dia que podemos adotar, como: lavar as mãos antes de preparar alimentos, desinfetar bem frutas e legumes, cozinhar bem ovos e carne de porco, entre outros.

 

Ainda assim podemos apostar na prevenção, através do fortalecimento do nosso sistema imunitário, evitando, deste modo, o uso de antibióticos de uma forma desnecessária. Exemplo disso é o tratamento de uma constipação através de uma alimentação rica em vitaminas e minerais, protetoras do sistema imunitário (laranjas, cogumelos, gengibre), descanso, boa hidratação (aumento do consumo de água ou chá) e suplementação adequada.

 

O uso de antibióticos acarreta outras contra indicações além da resistência, como é o caso da disbiose intestinal (desequilíbrio entre microrganismos benéficos e patogénicos do nosso organismo) e obstrução do bom funcionamento hepático (sobrecarga de toxinas no fígado). Estes fatores podem levar a náuseas, diarreia, inchaço, dor abdominal, perda de apetite, entre outros problemas do foro digestivo.

 

Por isso, sempre que tiver de tomar um antibiótico, aconselhamos o uso de um probióticos ( Bacidofilus Plus) e um suplemento detox (Dieta Pura Detox) de modo a evitar a carência de bactérias “protetoras” ao nosso sistema imunitário e desconforto no trato digestivo/intestinal. A alimentação durante esta fase deve ser alcalina, de modo a diminuir a inflamação existente e a melhorar o metabolismo das toxinas que possam ser libertadas por os antibióticos.

 

Aconselhamos que use antibióticos apenas quando há prescrição médica, sem o compartilhar com outras pessoas, tomando no tempo e dose prescrita. O mau uso dos antibióticos coloca toda a população em risco.

 

Ainda assim adote um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e variada de modo a prevenir a doença. Consulte uma nutricionista Dieta Pura e saiba como conseguir esse estilo de vida saudável.