Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Dieta Pura.

COGUMELOS, O SUPERALIMENTO DESTA ÉPOCA

COGUMELOS, O SUPERALIMENTO DESTA ÉPOCA

Os cogumelos são muitas vezes confundidos e preparados como legumes, mas na realidade são fungos, apresentando-se de várias formas, tamanhos e cores.

 

Embora eles possam ser cultivados, os cogumelos crescem de uma forma selvagem nesta época do ano (Outono). Ainda assim, é preciso ter algum cuidado ao escolher os cogumelos, pois existem inúmeras espécies e na maioria delas, tóxicas. Já os nossos antepassados preparavam cogumelos, utilizando-os tanto na cozinha como para fins medicinais.

 

Do ponto de vista nutricional podem ser incluídos tanto em dietas restritas como para aumentar o aporte de proteína principalmente em dietas vegetarianas. Apresentam um baixo valor calórico (20 a 40 Kcal por 100g), grande aporte de proteína vegetal, diversos aminoácidos essenciais e baixa quantidade de gordura. Apresenta ainda quantidades interessantes de vitaminas, minerais, fibra e característicos antioxidantes, fazendo deste alimento um superalimento!

 

Os cogumelos apresentam inúmeros benefícios para a saúde, mas podemos destacar os seguintes: ação antimicrobiana e antioxidante; retardam o envelhecimento; previnem a doença de Alzheimer; reforçam o sistema imunitário.     

       

São inúmeras as maneiras de cozinhar os cogumelos, tanto como ingrediente principal ou complemento de algumas receitas: recheados no forno, salteados, estufados, sopas/cremes, entre outros. Agora que conhece os benefícios do cogumelo cozinhe-os da maneira que mais gosta.

 

Para sugestão de receita, deixamos este creme de cogumelos para degustar em família ou com amigos:

 

Creme de Cogumelos

 

Ingredientes:

500g de Cogumelos

1 Alho francês

1 Cenoura grande

1 Cebola média

1 Dente de Alho

1 Pedaço de gengibre fino

Azeite q.b

Sal q.b

 

Preparação:

- Lave e parta os legumes em pedaços pequenos.

- Coloque todos os ingredientes numa panela à exceção de 200g de cogumelos e o dente de alho. Adicione água e deixe cozinhar.

- Triture tudo com a varinha e retifique os temperos (sal e coentros).

- Numa frigideira salteie as 200g de cogumelos com azeite e o dente de alho.

 

Dieta Pura, a dieta de todo o mundo, perto de si!