Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Dieta Pura.

CHÁS E INFUSÕES, BENEFÍCIOS

CHÁS E INFUSÕES, BENEFÍCIOS

O nosso corpo é constituído maioritariamente por água e é fundamental em todos os processos do nosso organismo. Quando se torna difícil o seu consumo, os chás ou infusões são uma alternativa.

 

Uma das bebidas mais tradicionais do mundo é o chá, independentemente da planta, este está associado à saúde, emagrecimento e bem-estar. O chá pode acrescentar sabor, tornando a água mais apelativa e com propriedades benéficas à nossa saúde.

Para lhe apresentar os benefícios desta bebida é importante desmistificar a diferença entre chás e infusões. Para ser denominado chá, tem de ser proveniente das folhas da Camellia Sinensis, uma planta nativa da China, mas cultivada atualmente em mais de 30 países. Desta planta obtêm-se vários tipos de chá, como o verde, branco e preto.

 

Apesar de provenientes da mesma espécie (Camellia Sinensis), os chás diferem no sabor e aroma que os carateriza, isto deve-se aos diferentes processos de secagem e oxidação. Os chás contêm na sua composição teína (cafeína do chá) e propriedades medicinais comprovadas devido à presença de compostos como flavonoides, polifenóis, catequinas, vitaminas e sais minerais. As infusões são feitas a partir de plantas (sementes, folhas, raízes) ou casca de fruta, como é o caso do chá de camomila, tília, erva príncipe, casca de abacaxi, etc.

 

O consumo de chás e infusões pode trazer diversos benefícios, tais como:

 

- Ajuda a aumentar o consumo de água, mantendo uma boa hidratação;

- Poderá ser usado como substituto de bebidas açucaradas, em restrição de calorias (dieta);

- Prevenir envelhecimento das células, devido as suas propriedades antioxidante (ex: chá verde);

- Importantes aliados no processo digestivo (ex: infusão de rooibos);

- Prevenção e tratamento de diversas doenças (neurológicas, cardíacas, infeciosas);

- Diminuem os estados de stress e insónias, promovendo uma sensação de relaxamento (ex: infusão de camomila);

- Proteção para os dentes, como contém flúor contribui pra o endurecimento do esmalte dentário.

 

Apesar de todos os benefícios que lhe apresentamos, não podemos pensar que os chás/infusões são inócuos, pois tal como os alimentos ou medicamentos, pode haver interações. Daí, recomenda-se que consulte um especialista na área da saúde se quiser beber uma quantidade superior ou caso tome algum medicamento, para o informar se é o melhor chá para si e as doses diárias a ingerir.

 

Com os conselhos Dieta Pura, tenha um estilo de vida mais seguro e saudável!