Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Dieta Pura.

ALIMENTOS PARA MANTER O BRONZEADO

ALIMENTOS PARA MANTER O BRONZEADO

No verão, com as idas à praia ou piscina, manter uma pele bonita e bronzeada é mais fácil. Mas, com o regresso às rotinas de trabalho, onde não há exposição solar, a cor vai começar a desaparecer.

 

Para prevenir que isso aconteça, existem alimentos que podem ajudar a manter a tão desejada cor de uma forma saudável e duradoura. Estes alimentos possuem uma substância, betacaroteno (percursor da vitamina A), um pigmento carotenóide antioxidante que está presente nos alimentos mais coloridos. Esta substância para além de ajudar a bronzear combate o envelhecimento da pele e auxilia na proteção contra o cancro.

 

Apresentamos-lhe alguns exemplos de alimentos para obter a cor perfeita de uma forma saudável o ano inteiro:

 

- Abóbora: contém vitaminas do complexo B, fósforo e cálcio que proporcionam boa cor à pele e auxiliam no combate a oxidação das células, evitando o envelhecimento.

- Cenoura: boa fonte de vitamina C e potássio, estimula a produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele.

- Manga e Papaia: ricas em vitaminas e fibras, ajudam a intensificar o bronzeado pela presença de betacarotenos e controlar o envelhecimento prematuro devido a presença de antioxidantes.

- Batata-doce: contém vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B, auxiliando deste modo a proporcionar um bronzeado bonito.

 

Para além destes alimentos, os vegetais verdes escuros (espinafre, repolho, brócolos, agrião) e os frutos oleaginosos (amêndoa, avelã, amendoim), auxiliam de igual forma na manutenção de uma pele bronzeada e diminuição do envelhecimento precoce.

 

Existem outros nutrientes que agem como antioxidantes para complementar a ação da vitamina A. São eles, a Vitamina C (laranja, tangerina, abacaxi, kiwi), a vitamina E (gema de ovo, sementes de girassol, castanha, amêndoas e azeite) e os flavonoides, encontrados no chá verde, tomate, soja, morango, uva, cereja.

 

Para garantir o bronzeado perfeito basta manter um consumo regular desses alimentos no seu plano alimentar diário, conseguindo assim ter uma reserva natural de betacarotenos e antioxidantes.

 

Fique ainda com a nossa sugestão de receita para ajudar a manter o bronzeado:

 

Sumo de cenoura, papaia e pepino

 

INGREDIENTES:

½ Papaia

5 Cenouras pequenas

½ Pepino

 1 Punhado de Espinafres

1 Lasca de gengibre

 

PREPARAÇÃO:

- Descascar e cortar os ingredientes. Colocar no liquidificador.

- Triturar tudo até obter o sumo. Pode servir fresco ou com pedras de gelo.

 

Com as dicas Dieta Pura fique com aquele bronzeado perfeito durante o resto do ano!