Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Dieta Pura.

STRESS E PESO: QUAL A RELAÇÃO?

STRESS E PESO: QUAL A RELAÇÃO?

O stress é a resposta do nosso organismo quando nos confrontamos com situações de perigo/risco, reagindo de uma determinada forma perante “ameaças”.


Mas este não é o stress prejudicial ao peso, antes pelo contrário, este stress é útil para as situações do nosso dia-a-dia. O stress nocivo é quando este perdura de uma forma constante devido a problemas pessoais, profissionais, ente outros.

O stress e a sua relação com o peso tem vindo a ser bastante estudado e a evidência científica diz-nos que este é um dos fatores que realmente pode contribuir para o aumento de peso. Este facto acontece porque o stress aumenta a produção de cortisol, uma hormona que leva à diminuição do metabolismo e aumenta o apetite quando produzida em excesso. O cortisol influencia de igual forma o desejo por alimentos menos aconselhados numa alimentação saudável, tais como bolachas, sobremesas, batatas fritas e outros alimentos ricos em açúcares e gorduras.
 

O stress pode ainda levar a mudanças nos hábitos da própria ação de comer, isto é, pessoas com stress tendem a mastigar mal os alimentos e a saltar refeições (sem horários), desta forma a absorção de nutrientes fica comprometida.

Outro efeito colateral do stress poderá ser verificado ao nível da qualidade do sono ou de adormecer, alterando desta forma o ritmo biológico. Desta forma, e porque os estudos nos indicam, uma privação do sono (dormir menos de 7 a 8 horas) provoca alterações em hormonas relacionadas com a fome: leptina e grelina, levando ao aumento do apetite.

Entender como o stress afeta a alimentação é o primeiro passo para melhorar a saúde, isto poderá ser possível com técnicas de autoconhecimento e mindfuleating, de forma a adotar práticas de alimentação saudáveis e eliminar os efeitos prejudiciais do stress. Além disso, é aconselhado:

- A prática regular de atividade física: aumenta a sensação de bem-estar e auto-estima, melhora as funções cardiovasculares e respiratórias e é um modo de distração da atenção dos problemas diários.

- A reposição de vitaminas e minerais: além de repor carências existentes de vitaminas e minerais que possam estar comprometidos, melhora e estimula o funcionamento energético, bem como todos os mecanismos relacionados com o apetite.
 

O processo de perda de peso nem sempre é linear e existem na realidade fatores que influenciam este processo, sendo um dos maiores e o tão conhecido, stress. Desta forma, a melhor estratégia é prevenir, organizando a semana de forma a ter tempo para cuidar de si.
 

Procure ajuda de um profissional qualificado. A Dieta Pura pode aconselhar e acompanhar um processo de perda de peso saudável e equilibrado. Saiba onde estamos aqui: https://www.dietapura.pt/onde-estamos