Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Dieta Pura.

SERÁ QUE AS CALORIAS SÃO TODAS IGUAIS?

SERÁ QUE AS CALORIAS SÃO TODAS IGUAIS?

Usa-se a palavra “calorias” para designar quilocalorias (kcal), que representa a energia necessária para que o organismo desempenhe as suas funções, sejam elas voluntárias ou não. Mas será que as calorias são todas iguais?

 

A resposta à questão é não! Pois alimentos diferentes são digeridos e metabolizados de forma diferente e, como tal, interagem com o nosso corpo de forma distinta. Deste modo, é importante olhar para alimentação como um todo e não apenas para as calorias, pois os alimentos são constituídos por uma combinação variada de macronutrientes e micronutrientes.

 

Além disso, todos os alimentos contêm calorias, sendo que uns mais do que outros. Estas derivam dos macronutrientes (hidratos de carbono, proteína e gordura) que o alimento contém. Sendo que, as gorduras fornecem 9 kcal por grama, enquanto os hidratos de carbono e proteína fornecem 4 kcal por grama. Já os micronutrientes (fibra e água) não têm calorias, pois não desempenham funções energéticas.

 

Quanto à sua função, as gorduras e os hidratos de carbono são fonte de energia, enquanto as proteínas são fundamentais para o processo de crescimento e para a reparação de tecidos.

Além destes nutrientes, temos ainda as denominadas calorias vazias: o álcool (7 kcal/g) e os açúcares (4 kcal/g) apenas fornecem energia, não possuem quaisquer nutrientes, daí serem denominadas calorias vazias.

 

Quando o objetivo é emagrecer, é um facto que as calorias importam, mas mais do que criar um défice energético (ingerir menos calorias do que as que consumimos) é importante olhar a outros aspetos importantes: nutrir adequadamente o corpo; controlar o apetite, manutenção da massa muscular e saúde, entre outros. Só assim conseguimos evitar mecanismo compensatórios do nosso organismo que possam contrariar o objetivo final.

 

Por isso não conte calorias, conte nutrientes!