Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Dieta Pura.

QUAL A INFLUÊNCIA DO METABOLISMO NO PESO?

QUAL A INFLUÊNCIA DO METABOLISMO NO PESO?

Uma das queixas mais ouvidas por quem está a enfrentar um processo de perda de peso é “tenho o metabolismo é lento” e que isso impede de atingir os resultados tão desejados. Mas será que o metabolismo lento é mesmo um impedimento para a perda de peso?

Na realidade a “rapidez” do nosso metabolismo depende de nós e daquilo que são os nossos hábitos alimentares e de exercício.

O metabolismo é um conjunto de processos através do qual o nosso organismo processa as calorias que ingerimos. O estilo de vida, a idade, a genética, a alimentação e o exercício físico são alguns dos fatores que podem influenciar o nosso metabolismo.

O metabolismo envolve 3 fatores:

- Taxa metabólica basal: energia gasta na manutenção das funções vitais (cerca de 60 a 70% do gasto energético do dia). Depende ainda da genética e de fatores modificáveis (ex: quantidade de massa muscular).

- Efeito termogénico dos alimentos: energia necessária para a realização de diversos processos (digestão, mastigação e secreção de enzimas), corresponde a cerca de 10% da energia despendida pelo organismo durante o dia.

- Atividade física: um consumo de 20 a 30% do gasto calórico diário. Logo quanto mais sedentário, maior é a tendência para um metabolismo lento.

Existem ainda outros fatores que podem interferir no metabolismo, tais como: desequilíbrio hormonal, doenças da tiroide, entre outros desequilíbrios fisiológicos.

 

O metabolismo é diferente de pessoa para pessoa, ainda assim, existem algumas “estratégias” que podem torná-lo mais acelerado. Tais como:

- Hábitos que melhoram o metabolismo: há alterações no nosso dia a dia que podem fazer a diferença: não saltar refeições ao longo do dia; beber água fria; ter uma boa noite de descanso (dormir 6 a 8h /noite); controlar os níveis de stress.

- Prática de exercício físico: o aumento da massa muscular e consequente perda de gordura garantem que o metabolismo acelere

- Alimentos termogénicos: pimenta, café, chá verde, gengibre, são alguns exemplos que permitem aumentar a temperatura corporal, através do aumento do metabolismo basal. Contêm normalmente compostos como catequinas, capsaicina ou cafeína, substâncias termogénicas comprovadas. Além destes alimentos, a inclusão de proteína, fibra e alimentos ricos em ómega 3 são cruciais para manter o metabolismo acelerado.

- Suplementos: são produtos que contêm potentes ingredientes ativos que aceleram o metabolismo e estimulam o organismo a queimar mais gordura, num período de tempo mais curto, havendo assim uma maior produção de energia.

 

Desta forma podemos afirmar que o metabolismo não é obstáculo para a perda de peso, mas sim as metas desajustadas e os padrões restritivos.