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QUAL A COMPOSIÇÃO CORPORAL IDEAL?

QUAL A COMPOSIÇÃO CORPORAL IDEAL?

A valorização da imagem não é recente, já na Grécia antiga (no berço das olimpíadas) viam o corpo como algo a ser idolatrado, pois acreditavam que um corpo perfeito tornava as pessoas perfeitas.

 

Quanto melhor o seu físico, melhor a sua mente, uma frase célebre de Platão ilustra isso: “Corpo São, Mente Sã”. Nos dias de hoje o aspeto físico parece ser uma das caraterísticas mais relevantes para a sociedade atual. Ainda assim ter o peso certo não garante que se esteja em forma e/ou saudável.

 

A avaliação da composição corporal é um importante aspeto na determinação da condição física, em qualquer processo de emagrecimento ou na prevenção e tratamento de diversas doenças crónicas como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, etc. Ou seja é extremamente importante pela sua relação com o estado de saúde, dado ser indiscutível que tanto o excesso de gordura corporal, como o défice de massa magra apresentam relação direta com uma série de fatores de risco para o aparecimento ou o agravamento de condições desfavoráveis para a saúde.

 

A composição corporal reflete a avaliação de todo o peso no nosso corpo, subdividindo-se em massa gorda e massa isenta de gordura. A massa gorda reflete a totalidade do tecido adiposo do corpo, enquanto a massa isenta de gordura engloba músculo, órgãos, ossos e fluidos corporais.

 

Saiba como analisar corretamente o seu corpo:

 

A avaliação da massa gorda pode ser feita por diversos métodos, ainda assim as formas mais comuns são: balanças de bioimpedância e as pregas cutâneas.

 

 A quantidade de gordura corporal ideal é diferente para homens e mulheres, sendo estes valores superiores na mulher. Para um homem pode variar entre 15 e 20%, numa mulher entre 20 e 25%. Porém estes valores aumentam ou diminuem com a idade, prática de atividade, entre outros fatores.

 

Uma composição corporal ideal implica também um bom percentual de massa isenta de gordura, pois este valor reflete na sua maioria o percentual da massa muscular. Ainda assim os estudos científicos não são consistentes na determinação de valores de referência pelo que se recomenda entre 25 e 35% para mulheres e 40 a 44% para homens. Estes valores depende de igual forma da idade, condição física, entre outros fatores.

 

Para uma manutenção da saúde ou um emagrecimento saudável, deve focar-se não só no peso, mas sim em apresentar uma baixa quantidade de gordura e manutenção ou mesmo aumento da massa muscular (massa magra). Para que isto aconteça há vários fatores a ter em conta: alimentação saudável, pratica regular de exercício físico, horário de descanso/sono adequados, além de outros hábitos saudáveis como não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, açúcares refinados, entre outros fatores.

 

Na Dieta Pura pode contar com um serviço de nutrição completo, onde é feito um acompanhamento personalizado, medição de valores através de balança de bioimpedância e máquina de ressonância magnética (quântica) e um plano de nutrição adequado aos seus objetivos.

 

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