Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Dieta Pura.

O BRILHO DO SOL E DA SUA VITAMINA D

O BRILHO DO SOL E DA SUA VITAMINA D

O Dia Internacional do Sol é comemorado a 3 de Maio, a data homenageia a estrela mais próxima do planeta e a sua importância para a vida na terra.

 

O Sol é a principal fonte de energia no mundo, além disso tem importantes benefícios para a saúde. Neste dia vamos falar sobre a importância da vitamina D que é obtida, em parte, através do Sol.

 

A Vitamina D é o único nutriente que pode ser obtido através de alimentos e da ação direta da luz do sol na nossa pele. Esta vitamina é lipossolúvel, o que significa que é absorvida com os lípidos (gorduras). É transportada do sistema linfático para o fígado, através das lipoproteínas e posteriormente armazenada.

 

A Vitamina D tem inúmeros benefícios para a saúde: é essencial para uma melhor absorção e fixação do cálcio nos ossos e a controlar os seus níveis no sangue. Além disso, é também essencial no correto funcionamento muscular, nervos, coagulação sanguínea, bem como melhora a função imunitária.

 

A Organização Mundial de Saúde tem como recomendações diárias para a Vitamina D, 5µg em crianças e adultos até aos 50 anos, grávidas e lactantes, 10 µg dos 51 aos 65 anos e 15 µg acima dos 66 anos. Mas, há fatores como uso de protector solar, pigmentação da pele, percentagem de gordura, área de pele exposta, idade, latitude e momento do dia, que interferem na produção de Vitamina D pela pele.

 

Para obtenção de Vitamina D através do sol, recomenda-se a exposição ao sol da cara e braços de pelo menos 30 minutos diários para adquirir a quantidade adequada desta vitamina.

 

Além da exposição solar a Vitamina D encontra-se num conjunto curto de alimentos, como por exemplo o óleo de fígado de bacalhau, peixes gordos, gema de ovo, lacticínios e cereais de pequeno-almoço fortificados.

 

Nem toda a população europeia consegue atingir os níveis recomendados de vitamina D, seja pela exposição solar ou ingesta de alimentos referidos anteriormente. Uma das opções para colmatar esta carência pode ser através da toma de suplementos alimentares quando existe carência.

 

Como em tudo, deve haver uma dose de Vitamina D normal, não excedendo as doses diárias recomendadas, bem como a junção de uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável para promover uma melhor absorção.

 

A Equipa DietPura deseja a todos um FELIZ DIA DO SOL!