Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Dieta Pura.

GELADO E DIETA... SERÁ?

GELADO E DIETA... SERÁ?

Com a presença de calor e o convívio em família e amigos, vem a vontade de comer gelados. Mas quando se está em dieta a palavra "doce" parece ser um problema.

 

Será que os gelados se poderão incluir num plano alimentar saudável?

Por norma os gelados que se encontram no mercado são muito ricos em açúcar. Além disso a maioria contém ainda na sua composição natas e/ou leite que se traduz num acréscimo de gordura maioritariamente saturada, o que torna este alimento nutricionalmente desinteressante.

 

De qualquer modo, não se pode dizer que os gelados engordam, pois não é um alimento particular que nos leva a um aumento de peso, mas sim o conjunto de alimentos que constituem o nosso dia-a-dia alimentar, bem como as quantidades ingeridas relativamente ao gasto calórico que se faz ao longo do dia.

 

Se falarmos de um gelado feito em casa, não tem de se preocupar, uma vez que se consegue controlar os ingredientes utilizados, bem como as doses a ingerir ao longo do seu plano alimentar.

 

Ainda assim, se preferir comprar um gelado, existem opções “menos más” que se podem usar como exceção, mesmo estando numa dieta de perda de peso. Deixamos-lhe algumas dicas para fazer escolhas acertadas (ainda assim lembre-se que não é o ideal):

 

- Se preferir um gelado de leite, use os que são mais pequenos, pois assim terá um valor mais baixo de calorias;

- Prefira gelados de água, por norma estes têm cerca de 90Kcal por gelado;

- Evite gelados que contenham caramelo, chocolate e natas pois estes componentes fazem com que aumente o valor de calorias;

- Se na hora de comprar existir alguma opção light, este será uma mais-valia pois vai conter uma redução de algum nutriente (gordura/açúcar).

 

Mas, como foi referido anteriormente, fazer em casa é sempre a melhor opção. São rápidos de fazer, económicos e têm baixo teor de açúcar e gordura.

 

Pode optar por utilizar uma liquidificadora, varinha mágica ou outro robot de cozinha e triturar uma porção de fruta do seu agrado, colocar a restante porção de água, bebida vegetal ou iogurte magro, misturar bem e colocar em formas individuais para gelados no congelador. Espere algum tempo e terá um gelado saudável pronto a consumir.

 

Sugestão de Receita – Gelado de Menta:

 

Ingredientes:

2 Bananas;

4 Abacates;

2 Latas de leite de coco;

Folhas de menta q.b

 

Preparação:

Numa liquidificadora coloque as bananas, o abacate, o leite de coco e as folhas de menta. Triture e passe o preparado para formas de gelado ou uma forma de bolo inglês.

Leve ao congelador durante cerca de 4 horas. Antes de servir retire cerca de 15 minutos antes para obter uma textura melhor.

 

Faça os gelados que mais gosta e delicie-se com poucas calorias! São as dicas da Dieta Pura.