DESPERDÍCIO ALIMENTAR: QUAL O REAL IMPACTO E COMO REDUZIR?

21 Nov 2022 - Publicado por Dieta Pura
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, estima-se que, em todo o mundo, cerca de um terço de toda a produção alimentar para consumo humano seja desperdiçada.
O desperdício alimentar não significa apenas deitar comida para o lixo. É que o resulta de todas as ações dos intervenientes da cadeia alimentar, “do campo ao prato”.
Desta forma o desperdício alimentar é um problema mundial que se tornou uma prioridade pública e política nos últimos anos, isto porque o desperdício alimentar agrava a insegurança alimentar, malnutrição e a utilização de água numa altura em que está a aumentar a fome no mundo.
Desperdiçar alimentos é destruir recursos preciosos (água, energia,…) e contribuir para uma desigualdade alimentar em todo o mundo. Além disso, o desperdício tem um impacto ambiental, considerando o gasto de recursos naturais escassos.
A redução do desperdício alimentar depende de todos e enquanto consumidores, existem diversas estratégias para otimizar a nossa gestão alimentar e diminuir o desperdício alimentar. Siga as nossas dicas:
- Planeie as refeições da semana;
- Verifique o stock que tem no frigorífico e despensa;
- Faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado;
- Escolha fruta e vegetais imperfeitos;
- Guarde as sobras das refeições;
- Faça aproveitamento integral dos alimentos, incluindo talos, folhas, sementes;
- Prepare alimentos perecíveis após a compra;
- Congele alimentos e refeições que não vão ser consumidos;
- Ajuste os tamanhos das porções de alimentos servidos, consoante as necessidades
- Consuma primeiro os alimentos com prazos de validade mais próximo;
- Quando fizer refeições fora, peça doses que vá consumir.
Apoiar a sustentabilidade é uma tarefa fácil! É possível reduzir o desperdício alimentar alterando alguns comportamentos e atitudes simples do dia-a-dia.