Área reservada

Esqueceu a sua palavra-passe? clique aqui

Cancelar

Registo de utilizador

Registo de utente

Registo exclusivo para utentes das consultas de nutrição Dieta Pura.

A IMPORTÂNCIA DA PROTEÍNA NO DESPORTO

A IMPORTÂNCIA DA PROTEÍNA NO DESPORTO

As proteínas são nutrientes essenciais: fazem parte da estrutura básica dos tecidos (músculos, tendões, pele, unhas, etc.) e desempenham funções metabólicas e reguladoras (absorção e transporte de oxigénio e nutrientes ao sangue).

 

Quando falamos de um desportista ainda se torna mais importante o consumo de proteína, seja ela através da alimentação e/ou suplementação.

 

A recomendação de proteína para um adulto saudável é de 0.8g/Kg/dia, enquanto que para atleta, pode variar entre 1,2 a 2,5g / Kg/ dia. Esta necessidade de maior ingestão de proteína, pode ocorrer devido a micro-lesões causadas nos tecidos musculares, mudanças no metabolismo de aminoácidos, lesões musculares, entre outros fatores.

 

Se pratica desporto de alto rendimento, frequenta um ginásio, faz running, BTT ou outra modalidade (mesmo que de uma forma amadora), saiba que a proteína é essencial para:

 

- Nutrir o músculo;

- Desenvolvimento e manutenção dos músculos;

- Recuperação e diminuição de fadiga;

- Aumentar a saciedade;

- Fornecer aminoácidos essenciais para um bom equilíbrio hormonal;

- Regenerar as fibras musculares de uma forma rápida;

- Melhorar performance desportiva.

 

De um modo geral, podemos obter proteína através da alimentação diária, consumindo carne, peixe, ovos, laticínios, leguminosas, etc. Quando não se consegue atingir as necessidadesnutricionais apenas através dos alimentos convencionais, devem ser usados suplementos. A Dieta Pura aconselha a gama de proteínas Forzalab: Whey Supreme, Iso Whey Power ou Vegan Protein, para melhores resultados.

 

Para saber qual a melhor opção de proteína e a quantidade necessária, consulte uma nutricionista especializada em Desporto num dos pontos Dieta Pura perto de si. Veja onde estamos aqui: https://www.dietapura.pt/onde-estamos